Opet e Cabreúva: os bons frutos de uma parceria fantástica!

As formações pedagógicas – como esta, realizada presencialmente antes da pandemia – são um ponto forte da parceria Opet-Cabreúva. Foto: Prefeitura de Cabreúva.

A Editora Opet e o município paulista de Cabreúva mantêm uma parceria estratégica na educação municipal. As crianças e os estudantes cabreuvenses utilizam os materiais didáticos e ferramentas desenvolvidas pela Editora, e o trabalho dos professores e dos gestores têm a assessoria e o apoio da equipe pedagógica Opet. Uma parceria que, ao longo do tempo, ajudou a construir uma política educacional de alta qualidade, baseada em uma educação humana, cidadã, inovadora e transformadora. E que tem tido bons resultados, como se pode perceber, por exemplo, nos números do IDEB, o Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Desde o início da avaliação, em 2007, o IDEB de Cabreúva para a 4ª série/5º ano registrou um aumento de 31,25%, passando de 4,8 para 6,3.

“A parceria entre Cabreúva e a Editora Opet trouxe um enorme crescimento profissional para a nossa equipe, para os professores e para as pessoas do apoio. Além disso, trouxe um grande suporte para a aprendizagem em toda a nossa rede municipal”, avalia a secretária municipal de Educação de Cabreúva, professora Juliana Purificação.

Segundo ela, um dos pontos mais fortes da parceria é a atenção recebida dos assessores pedagógicos da Editora. “O time de profissionais nos atende sempre com solicitude e carinho. Eles estão conosco em todas as atividades e em todas as palestras que promovemos. Isso é gratificante!”, conta.

Um exemplo dessa parceria foi o Fórum de Educação de Cabreúva, realizado recentemente online e que reuniu cerca de 700 profissionais. “Nós tivemos a ousadia de realizar o Fórum, que é um evento importante para debater os rumos da educação, e a Editora esteve presente todos os dias”, conta Juliana. Neste momento de pandemia, aliás, a Editora Opet ofereceu ao município as ferramentas digitais necessárias para que a educação seguisse funcionando.

Secretária Juliana Purificação: parceria com a Editora Opet trouxe crescimento para a educação de Cabreúva. Foto: Patrícia Jacques.

“Vivemos um momento delicado, de distanciamento social e aulas remotas, e a Opet não deixou enfraquecer a parceria. Muito pelo contrário!”, observa. “Em nossas aulas, utilizamos várias ferramentas oferecidas pela Editora, como o Google Classroom e o Meet, e seguimos em frente. O uso foi intenso, e isto está ligado, também, às pessoas que deram o apoio necessário. O corpo de colaboradores da Opet é muito preparado.”

A secretária também destaca o acerto da proposta Opet/Sefe de aproximar escola e família. Uma proposta que é reforçada, por exemplo, em encontros com familiares de estudantes como o realizado neste mês no município, em formato online, de que participaram cerca de 350 famílias.

“Aproximação com as famílias tem muito valor. Em cada encontro, vários pontos são discutidos. Além disso, ter a família por perto fortalece o processo de aprendizagem e gera um clima favorável, em que a criança e o adolescente estão no centro, o que favorece seu desenvolvimento humano e social.”

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca o valor da parceria com Cabreúva e a proximidade das pessoas, que, segundo ela, são muito comprometidas com a tarefa de educar. Cliciane também ressalta o valor do trabalho com os familiares.

“O encontro com familiares é um momento especial em que família e escola têm a oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, observa. “Dar continuidade aos encontros com familiares em formato online é uma nova forma de nos aproximarmos e pensar juntos em uma educação afetiva, responsável e que potencialize as aprendizagens dos estudantes.”

Trabalho qualificado – Karina Ribeiro Pires é diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Olga Clini Malvezzi. Para ela, a parceria com a Editora Opet tem um papel importante no resultado de aprendizagem pelos estudantes. “Cabreúva vem desenvolvendo um trabalho qualificado, que está formando alunos críticos, autônomos e criativos”, observa. Ela destaca as muitas formações pedagógicas realizadas com os professores pela equipe da Editora Opet. “Essas formações têm um impacto direto sobre a formação dos alunos.”

Implantação dos materiais Sefe, da Editora Opet, em 2018. Fonte: Prefeitura de Cabreúva.

O valor do tempo – Para o gerente comercial da Editora Opet para a área pública, Roberto Costacurta, o tempo de parceria é a melhor prova do valor do trabalho. “A Editora Opet ajudou Cabreúva a construir uma política de educação que se estende para além dos mandatos. Isso é algo extremamente valioso. Mostra respeito aos cidadãos e, também, um olhar mais profundo para a educação”, avalia.