Novos parceiros Opet: é tempo de implantação!

A implantação dos materiais didáticos é um dos momentos fundamentais de uma parceria educacional. É quando, no contato com os professores e os gestores, acontece a primeira grande aproximação, o primeiro contato amplo com os livros, as ferramentas educacionais digitais e, principalmente, com as pessoas que constroem a educação. Momento de conhecer os livros e os demais recursos, compreender os princípios, os fundamentos filosóficos e pedagógicos, dialogar… e, é claro, colocar a mão na massa!

Exatamente como aconteceu, nos últimos dias, com os professores e os gestores de Ribeirão Cascalheira, município situado na região leste de Mato Grosso, e Carlópolis, no chamado “Norte Pioneiro” paranaense. Nos dois municípios, as implantações online envolveram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, com as coleções “Entrelinhas para Você” e “Caminhos e Vivências”.

A secretária municipal de Educação de Ribeirão Cascalheira, Osmarina Vieira dos Santos, destaca o engajamento dos professores na implantação digital. “Essas formações são de grande aprendizado para todos”, avalia. Ela faz uma boa avaliação dos materiais da Editora. “Eles são nota dez. Conhecemos o material da Educação Infantil e nos apaixonamos. E, diante deste cenário de pandemia, percebemos que ele nos daria suporte para atender os alunos e auxiliar as famílias no orientação de seus filhos. O trabalho digital é muito satisfatório.”

Secretária Osmarina: sistema de ensino dá suporte para o trabalho digital.

Um grande retorno – Carlópolis foi parceiro da Editora Opet até 2018 e retornou à parceria neste ano, com as coleções Entrelinhas para Você (3, 4 e 5) e Caminhos e Vivências (1º ao 5º ano), e também com o Programa Indica de Gestão da Educação, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sua secretária municipal de Educação, Gláucia Cabral Santos, diz que sua equipe está entusiasmada para trabalhar com os materiais. “A maioria dos professores está receptiva, ansiosa, esperançosa. Há os que estão com medo do novo, ainda mais porque estamos aderindo quase no meio do ano. Mas, com as formações, já estão mais tranquilos.”

Segundo ela, trabalhar com um sistema de ensino da Educação Infantil (3 anos) ao 5º ano do Ensino Fundamental foi sempre um sonho, realizado a partir de critérios técnicos e muita análise. “Houve um estudo entre a equipe gestoras das escolas e assessores da Secretária da Educação. Foram examinadas três empresas, mas, na análise dos materiais, se encantaram com o Sefe. Em alguns anos, a Educação Infantil já havia trabalhado com os materiais e todos já conheciam o comprometimento da Editora Opet.

Secretária Gláucia: equipe apaixonada pelos materiais da Educação Infantil.

A secretária se diz satisfeita com o que está sendo oferecido ao município neste momento de pandemia. “Na verdade, estamos encantados com tudo o que está sendo disponibilizado. O Ensino digital, neste momento atípico que estamos vivendo, é um grande benefício, pois proporciona ao educadores vários métodos de ensino, possibilitando o engajamento dos estudantes e explorando o mundo  através da comunicação e informação.”

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca a importância estratégica das implantações para o sucesso das parcerias. “Nós atribuímos a mesma importância a todos os momentos da parceria com os municípios e com as escolas privadas, sejam eles implantações, formações, assessoria ou visitas técnicas. O que ocorre é que as implantações trazem um elemento a mais, de aproximação, empatia, conhecimento e troca inicial de experiências. E, felizmente, nossa equipe trabalha esses conteúdos com muita tranquilidade, de forma clara e muito receptiva”, avalia. No caso das implantações em Ribeirão Cascalheira e Carlópolis, o trabalho esteve a cargo das assessoras pedagógicas Elis Vieira (Educação Infantil) e Karen Dias (Anos Iniciais), com supervisão pedagógica de Fabiola Schiebelbein.