Maio, tempo de Inglês! Formações chegam a municípios do PR, SC e MT

A Editora Opet desenvolve um dos melhores trabalhos do país com o ensino da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho tem como carro-chefe a Coleção Joy!, de autoria da professora Vera Rauta. Ao longo deste mês (dos dias 03 a 20), a Editora Opet está realizando implantações e formações pedagógicas para o trabalho do primeiro semestre em várias cidades do país.

Professora Vera Rauta durante uma das formações online.

Neste momento, estão sendo atendidos os professores de Língua Inglesa das redes públicas de municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. Em alguns casos, são implantações, ou seja, o trabalho está começando agora. Todas as ações estão sendo feitas de forma remota, seguindo os protocolos de sanidade do período da pandemia.

Aproximação – Vera Rauta vê com alegria a participação dos professores nas formações online. “Esse engajamento é um ponto alto de toda formação pedagógica. Todos comparecem ansiosos pelas novidades, discussões e reflexões”, conta.

Segundo ela, o formato das formações favorece não apenas a transmissão dos conteúdos da Língua Inglesa que serão trabalhados com os estudantes, mas também o domínio das ferramentas digitais colocadas à disposição dos professores pela Editora Opet – no caso, a plataforma educacional Opet INspira e o Google Workspace for Education. “O professor percebe a possibilidade de uso desses recursos e os leva para as suas aulas, sejam elas remotas, híbridas ou presenciais. Quem ganha é o estudante”, observa.

Integração – Vera explica que as ferramentas digitais “conversam” de diferentes formas com a coleção. “Os livros digitais da coleção – livro do aluno e manual do professor – ganham espaço nas salas de aula em formato presencial ou remoto. É um recurso que encanta as crianças e os familiares, que podem participar da formação de seus filhos.”

Os áudios dos livros, que são utilizados na prática da oralidade – ou seja, para familiarizar os alunos com o falar, o ouvir e a pronúncia –, também foram disponibilizados na plataforma Opet INspira para uso pelo professor e pelos estudantes. O que impacta positivamente na relação de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.

Além disso, a plataforma permite a criação de quizzes – jogos formados por listas de perguntas – pelo professor para seus estudantes. Com o Google Workspace for Education, os professores têm acesso às ferramentas que utilizam no seu dia-a-dia, como a sala de aula (Classroom), Google Docs, Jamboard, Drive e Agenda, além do Meet, espaço onde acontecem as formações pedagógicas. “Os objetos de conhecimento da coleção são ampliados nesses espaços virtuais e nos propiciam novas formas de ver, desfrutar e compartilhar os conhecimentos do mundo”, avalia Vera.

Avanços digitais – A autora da coleção Joy! vê o momento atual, de consolidação do ensino remoto, como sendo de desafios e oportunidades. Segundo Vera, a necessidade de adaptação quase que instantânea ao ensino remoto, no início da pandemia, gerou algumas dificuldades.

“O trabalho com a oralidade, eixo linguístico que envolve as práticas de linguagem em situações de uso, foi, a princípio, prejudicado, dando espaço para atividades de leitura e escrita produzidas pelos professores e enviadas aos estudantes que estavam com aulas remotas”, conta.

Já a formação continuada, a implementação da plataforma Opet INspira e das ferramentas Google trouxeram novas possibilidades de trabalho com a integração dos eixos linguísticos mediados pela tecnologia. “Assim, a Língua Inglesa foi para dentro da casa das crianças. Vimos filhos ensinando Inglês aos pais, irmãos menores e avós. Houve conectividade. Creio que, mesmo que as aulas retornem ao formato presencial em breve, o aprendizado construído neste momento vai permanecer.” E os professores, segundo Vera, demonstram o desejo por continuar utilizando as ferramentas em suas aulas e fazendo essa mediação pedagógica.

Primeiros passos – Ouro Verde é um município situado na região oeste de Santa Catarina. Parceira recente da Editora Opet, sua rede municipal de ensino está implantando neste momento a Coleção “Joy!”, dentro da formação multirregional de maio. Sua secretária de Educação, a professora Elaine Scheis, destaca a importância do momento.

“A implantação do estudo da coleção Joy! é de suma importância para nossa educação, pois ofertamos essa disciplina aos alunos e não temos nenhum professor formado na área até o momento”, conta. “Vejo que é um ensino eficaz e necessário. O professor precisa conhecer teorias de aquisição de língua estrangeira e adicionar a teoria, a prática, a criatividade e o conhecimento – assim, atingirá seu objetivo.

Ela destaca a importância da aquisição da Língua Inglesa na infância. “A aprendizagem acontece de maneira mais fácil e rápida porque se dá de forma descontraída. E, isso, a coleção Joy! oferece. Assim, considero uma conquista de nossa gestão e, com certeza, nossos alunos irão colher os frutos logo.”

A secretária também elogia o trabalho formativo desenvolvido pela Editora Opet. “Tenho relatos dos professores de que está sendo ótimo participar da formação exclusiva para a Língua Inglesa. Com isso, o trabalho em sala de aula, ficará bem mais tranquilo e menos complicado.”

Para o secretário municipal de Educação de Salto Veloso (também em Santa Catarina), Josias Pasin, o investimento do município em Inglês atende não somente uma exigência legal, mas uma demanda da nossa época, que pede intercâmbio, conhecimentos em tecnologia e a interação com outras culturas e formas de ver o mundo – para além do contexto escolar.

E ele está satisfeito com o trabalho oferecido pela parceria com a Editora Opet. “O material é maravilhoso, de excelente qualidade, e ajuda o trabalho remoto. Quanto ao engajamento dos professores na formação online, eles se envolveram bastante – e o fato de a formação ser ministrada pela autora dos materiais, a professora Vera, também é algo importante”, avalia.