Live da Editora Opet reúne 12 mil professores em Maringá (PR)

Nesta semana, na segunda-feira (26), a Editora Opet promoveu uma live para os professores da rede municipal de ensino de Maringá, um dos principais municípios paranaenses. O encontro, que teve como tema “Por uma Educação Inovadora” – com foco nas metodologias ativas e nos modelos híbridos no processo de ensino-aprendizagem – envolveu nada menos do que 12 mil participantes, nas duas sessões realizadas ao longo do dia. O trabalho foi coordenado pela supervisora pedagógica da Editora, Rúbia Cristina.

“É uma grande responsabilidade falar para tantas pessoas. Mais do que isso, é uma responsabilidade porque o que trazemos fica gravado e vai influenciar o trabalho desses professores. É por isso que nos esforçamos para oferecer o nosso melhor, seja no cenário presencial, seja no remoto”, observa Rúbia. A live foi aberta aos professores, ou seja, a participação era voluntária – e, mesmo assim, foi muito expressiva, envolvendo outros docentes além dos abrangidos na parceria com a Editora, da Educação Infantil 02 a 05.

“Em nossas parcerias, nos preocupamos muito com a formação continuada, com o acolhimento, o diálogo e a conversa, e estamos conseguindo fazer isso a distância com muito sucesso.” Rúbia destaca o engajamento dos professores, que trouxeram relatos e expressaram dúvidas e opiniões por meio do chat. Eles falaram sobre suas experiências com as metodologias ativas, os modelos híbridos e as coleções e recursos utilizados nas aulas da Educação Infantil.

Ao longo da live, Rúbia abordou vários aspectos da temática, como por exemplo o significado de educação inovadora. “Educação inovadora não é ‘fazer tudo de novo’, reinventar a roda”, observa. “É ressignificar metodologias e recursos que já conhecemos, incorporando elementos novos, para garantir uma educação de qualidade.”