Inteligência e marketing para a retomada das escolas privadas em 2021

Há alguns meses, as escolas privadas parceiras da Editora Opet estão desenvolvendo ações de marketing com foco no ano letivo de 2021. Diante das circunstâncias atípicas deste ano, essas ações, que por natureza já são estratégicas, ganharam ainda mais importância – é preciso pensar, por exemplo, em temas como a retomada das aulas presenciais, a manutenção das aulas remotas e, mesmo, a implantação do ensino híbrido. Outros aspectos, como os financeiros, também são importantes, e mostram a preocupação dos gestores com as famílias. O que a escola tem a oferecer? Como mostrar os diferenciais, fidelizando os alunos já inscritos e conquistando novas matrículas?

Os gestores do Colégio Evolução, parceiro da Editora em Porto Calvo, na região norte de Alagoas, apostam em várias ações, a começar pela renovação da fachada da instituição (foto). “A nova fachada ficou ótima”, comemora a diretora Maria Lucia Borba de Souza. “Deixamos a marca da Editora Opet, que fornece nossos materiais didáticos, bem visível. É a melhor escola, com materiais muito bons e alunos que são preparados para a vida.”

Fachada recém-renovada do Colégio Evolução. Investimentos em marketing para 2021 contemplam as mídias externas e as digitais.

Outra frente são campanhas temáticas nas redes sociais, com foco nas renovações e na atração de novas matrículas. “Focamos, primeiro, em uma campanha de renovação sem taxa de matrícula e mantendo o mesmo valor da mensalidade de 2020”, conta a diretora. “E tivemos muito sucesso, conseguindo atrair mais de cem alunos.”  Segundo Maria Lucia, também estão chegando interessados para conhecer a escola e fazer a primeira matrícula.

“Estamos preparados para oferecer um grande ano de 2021. Com ensino híbrido ou com ensino presencial, estamos prontos”, garante. Segundo ela, o ano de 2020 foi de experiência, conhecimento, adaptação e desenvolvimento. “Em nosso colégio, os professores, as famílias e os estudantes fizeram uma parceria e valeu muito a pena.”

O coordenador pedagógico do colégio, professor José Bento dos Santos Neto, lembra que o ano de 2020 tem sido importante em relação ao conhecimento e ao uso das ferramentas digitais por professores, estudantes, gestores e famílias. “Em nossas aulas, adotamos as ferramentas Google colocadas à disposição pela Editora Opet, como o Google Meet e o Google Forms. Com isso, praticamente não tivemos perdas em relação ao processo de ensino-aprendizagem. E também mantivemos uma excelente comunicação com as famílias. Foi, enfim, um ano bastante proveitoso.”

O Professor Bento e a equipe do Colégio Evolução. Escola se preparou para um ano letivo híbrido em 2021. Foto: Colégio Evolução.

Bento explica que o Colégio Evolução está investindo em computadores, câmeras e em ampliação da rede de internet nas salas e laboratórios para garantir a qualidade das aulas em formato híbrido. “Se esse for o modelo em 2021, estaremos prontos para atender nossos alunos e nossos professores.”

Sucesso – Em Macapá (AP), uma das principais escolas da rede privada – a Escola Sucesso, parceira da Editora Opet – já está trabalhando com força em sua campanha de matrículas. O foco, como explica Ameliany Azevedo, mantenedora e diretora pedagógica, é a qualidade da comunicação para atrair matrículas. “Contratamos uma empresa de marketing e publicidade que está cuidando de toda a comunicação, dos folders à parte digital. E também vamos investir em tevê, com a produção de um vídeo que será veiculado em breve.”

Ameliany conta que, em sua comunicação, adota os materiais da campanha de matrículas criada pela Editora Opet. “Todos os anos, nós utilizamos a campanha de marketing da Editora Opet, que é muito bonita. A partir dela, por exemplo, fizemos o banner frontal da escola, assim como os outdoors de divulgação da campanha de matrículas.”

Modelo de outdoor da Escola Sucesso, com comunicação construída a partir da campanha de matrículas de 2021 da Editora Opet. Fonte: Escola Sucesso.

Sobre o ano letivo de 2021, Ameliany explica que, em Macapá, já há um decreto estadual liberando as aulas presenciais a partir de janeiro, com protocolos sanitários rígidos. “Assim, vamos ofertar as aulas presenciais. Mas, aquelas famílias que quiserem manter seus filhos assistindo aulas em casa, poderão permanecer no ensino online. Elas apenas terão que protocolar isso na secretaria. Nós vamos oferecer as aulas presenciais e transmiti-las ao vivo para os estudantes que permanecerem no modo remoto.”

Campanha de Matrículas – O gerente comercial da Editora Opet para o segmento privado, Klinger Mota, explica que a Editora Opet dá apoio às ações de marketing das escolas parceiras. “Faz parte das nossas atribuições dar esse apoio, que é importante para os nossos parceiros. Anualmente, por exemplo, nosso setor de Marketing lança uma campanha de matrículas na internet de alta qualidade, que pode e deve ser usada pelas escolas”, observa.

“Todas as peças são pensadas para promover a filosofia, os valores e os diferenciais das nossas escolas parceiras”, explica a coordenadora de Marketing da Editora, Deisi Cabrini. Entre as peças – disponíveis para download pelos parceiros no site www.campanhaopet.com.br – estão mídias para redes sociais, mobiliário urbano, fachada, papelaria e sala de matrículas. Todas elas podem ser personalizadas com a logo e outras informações da escola.

Tela do site da campanha de matrículas de 2021 da Editora Opet, disponível para os parceiros da área privada.

Além disso, a Editora Opet também dispõe, em seu canal no Youtube, de vídeos com discussões e dicas práticas de marketing para as escolas privadas. E, em nossas redes sociais, compartilhamos informações que também podem ser usadas pelas escolas em sua comunicação.

Apoio às escolas – Klinger Mota observa que a Editora também recebe solicitações de ajuda de marketing das escolas parceiras. “A maioria pede algum patrocínio em dinheiro ou em desconto nos boletos, principalmente para reformar a fachada da escola”, conta. “Nós analisamos caso a caso e, para as escolas adimplentes que estão em processo de expansão, sempre conseguimos alguma verba. Isso é bom, pois fortalece a parceria e divulga as marcas. Se a escola cresce, a Editora Opet cresce junto. É um ganha-ganha.”