Integração Opet INspira e Google for Education fortalece o ensino digital!

Você é professor. Imagine chegar à sua sala de aula passando antes por um laboratório repleto de recursos, de jogos educacionais e áudios a apresentações multimídia, de simuladores a sequências didáticas de alta qualidade. Você pode escolher todos os recursos que irá utilizar e, se quiser, pode até adaptar alguns deles especificamente para a sua aula. Não seria fantástico trabalhar assim?

Pois é exatamente essa a ideia da integração das plataformas educacionais digitais Opet INspira, da Editora Opet, e Google for Education, parceira oficial Opet desde o ano passado na oferta de ferramentas digitais como salas de aula para o ensino remoto. A partir de agora, os professores e os estudantes parceiros dos selos Opet Soluções Educacionais e Sefe vão acessar as duas plataformas usando uma única conta de e-mail – @opeteducation.com.br no caso dos docentes e @souopet.com.br no caso dos estudantes.

Ao ingressar, os usuários terão acesso aos milhares de conteúdos da plataforma educacional Opet INspira, que poderão ser utilizados de forma direta dentro do ambiente Google for Education, mais exatamente nas salas de aula Google Classroom e no Google Drive.

“Essa integração tem a finalidade de tornar ainda mais amigável a relação entre os nossos parceiros e as ferramentas digitais”, observa a gerente pedagógica da Editora, Cliciane Élen Augusto. “Ela desburocratiza, dinamiza e potencializa diferentes usos e combinações de recursos para a educação.”

Recursos disponíveis – Cliciane explica que a maioria dos recursos da plataforma educacional Opet INspira já está disponível para uso integrado com as ferramentas Google for Education. “Todos os recursos das seções de jogos, avaliações, apresentações, vídeos, áudios e simuladores já podem ser utilizados pelos professores em suas salas de aula virtuais.” A ideia é facilitar a vida dos usuários e tornar a experiência de educação digital mais significativa e “sem atrito”.

“O objetivo dessa integração foi facilitar a experiência desse usuário. Nós sabemos que, hoje, a informação está disponível para todos no meio digital, mas nem tudo o que está na rede é de qualidade”, explica Cliciane. “Foi pensando nisso que unimos as plataformas. Para fazer uma curadoria dos conteúdos de forma muito significativa e, principalmente, com muita qualidade. Os professores não vão encontrar esses conteúdos, que foram desenhados a partir dos nossos materiais e da nossa concepção teórico-metodológica, em outro lugar.”

Trabalho conjunto – O coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora Opet, Luciano Rocha, explica que essa integração é resultado de um trabalho iniciado no ano passado junto com o setor Pedagógico, quando tanto a plataforma INspira quanto a parceria com a Google for Education passaram a apoiar o trabalho de milhares de professores e estudantes parceiros em todo o Brasil.

“Percebemos essa necessidade e, a partir daí, desenvolvemos o módulo integrador que permite ao professor usar todos os objetos educacionais INspira em ferramentas do Google for Education como o Google Classroom, que é a sala de aula virtual. O grande avanço, enfim, é possibilitar ao professor o acesso às plataformas e o compartilhamento de conteúdos entre elas.”

Conteúdos que, vale observar, estão diretamente vinculados aos materiais didáticos da Editora (Sefe e Opet Soluções Educacionais), devidamente revisados, validados e em consonância com a proposta pedagógica oferecida pela Editora. “Ou seja, o professor não perde tempo buscando materiais de qualidade fora, o que toma tempo”, observa Luciano. “E, se ele quiser, no caso de várias sequências didáticas, ele pode fazer o download em seu próprio computador, ajustá-las para sua própria aula e enviar aos seus alunos.”

(*) – Parceiro Opet: se você ainda não configurou o seu e-mail para uso na Plataforma, entre em contato com o seu supervisor regional Opet-Sefe.