IDEB: educação municipal em Irati evolui 40,81% em doze anos

Formação remota de professores de Irati com a equipe pedagógica da Editora Opet.

Em 2019, o município paranaense de Irati, parceiro da Editora Opet com o selo educacional Sefe na Educação Infantil (3, 4 e 5), registrou um avanço importante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. No 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, passou de 6,7 para 6,9, um crescimento de quase 3%. Esse resultado reflete um trabalho de muitos anos em que a evolução dos níveis educacionais no município foi notável. Apenas para se ter uma ideia, em 2007, quando a avaliação nacional teve início, o IDEB iratiense era de 4,9. Ou seja: em doze anos (2017-2019), a evolução foi de 40,81% em relação ao desenvolvimento do Ensino Básico – um crescimento extraordinário.

Em 2019, o IDEB de Irati também superou amplamente a meta projetada pelo governo federal para o município em 2019, que é de 5,8, e até para 2021, que é de 6,1. Superou, também, as metas alcançadas pelo Estado (6,5) e pela maioria dos municípios vizinhos. Na região, a única outra rede municipal a alcançar o índice de 6,9 foi Prudentópolis.

Formação presencial de professores em 2019.

Para o supervisor regional da Editora Opet responsável pelo atendimento do município, Nelson Bittencourt, a evolução constante do IDEB em Irati reflete a seriedade do trabalho desenvolvido pelos gestores, pelos professores e pelas famílias. “O município de Irati é muito envolvido com a educação. Os gestores e os professores são extremamente exigentes, são atenciosos e muito estudiosos. Ou seja, é fantástico trabalhar com esse município. São, todos, grandes profissionais da educação.”

O aumento de 6.7 para 6.9 no IDEB no município de Irati se deve ao trabalho intenso e constante da Secretaria Municipal de Educação na capacitação continuada dos professores, como também nas melhorias na infraestrutura das instituições de ensino que colaboram para a excelência  na qualidade no ensino”, avalia a secretária municipal de Educação, Rita Almeida.Esse trabalho se alia ao realizado dentro de cada escola, resultando em um quadro de professores, coordenadores e gestores preparados, capacitados e em constante atualização.”

A secretária considera a parceria com a Editora Opet de suma importância para a manutenção e a elevação da excelência do ensino no município. “Um dos fatores mais relevantes, com certeza, é a qualidade de conteúdo do material didático utilizado, como também o suporte e as capacitações  oferecidas aos gestores e professores da nossa rede, tanto presencialmente como a distância neste momento.”

Durante o período de distanciamento social e aulas remotas, a rede municipal de ensino de Irati vem utilizando as ferramentas da Editora Opet – as plataformas Google for Education e Inspira. Além disso, as formações pedagógicas com a equipe da Editora vêm sendo realizadas online. A secretária observa, porém, que o município também se preocupou com os estudantes que não têm acesso à internet, preparando atividades impressas.

A professora Jandira Terezinha Girardi é chefe do departamento pedagógico da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Irati. Ela acredita que o resultado do IDEB pode ser atribuído a uma série de fatores, que começam com o trabalho cuidadoso na Educação Infantil.

“O bom resultado do IDEB no quinto ano nasce no trabalho de formiguinha que começa lá nas creches, com uma boa formação das crianças.” Ela também destaca o papel dos gestores e dos professores, que estão sempre engajados em melhorar a educação. “Também agradeço à minha equipe, que faz um acompanhamento cuidadoso nas escolas, levantando questões e buscando saná-las rapidamente.”

Jandira destaca a importância dos materiais e das formações pedagógicas da Editora Opet (Sefe). “A formação pedagógica do Sefe é excelente, e faz parte do conjunto de coisas que contribuem para o aumento do IDEB.”

Visão Estratégica – Roberto Costacurta, gerente comercial da Editora Opet para a área pública, acredita que o sucesso de Irati na educação municipal está diretamente relacionado à visão estratégica de seus gestores públicos, que souberam trabalhar com uma série de elementos, entre eles a parceria com um sistema de ensino. “Somos parceiros há nove anos, sempre com muito respeito e muito trabalho. E os gestores iratienses, dentre eles a secretária Rita Almeida, mostram uma visão crítica e pragmática da educação. Buscando, sempre, estimular os professores e promover o sucesso de seus estudantes. E nós trabalhamos para oferecer o que o município necessita.”

Atualmente, na parceria, são contemplados os níveis 3, 4 e 5 da Educação Infantil, que utilizam os materiais didáticos (Coleção Entrelinhas para Você”) e as ferramentas do selo educacional Sefe. A parceria abrange os livros da criança e do professor, além das formações pedagógicas, das visitas técnicas e das ferramentas digitais para a educação (Google for Education e Plataforma Inspira).