Família-Escola: em tempo de coronavírus, “live” com familiares é grande sucesso em escola parceira de Goiás

Na última sexta-feira, dia 13 de março, estivemos no Centro Educacional Êxodo, em Rio Verde, Goiás, para um encontro com familiares dos alunos. A escola, que é ligada à Igreja Assembleia de Deus (Ministério Missão) e está em seu primeiro ano de funcionamento, é uma das mais novas parceiras da Editora Opet, adotando os materiais e ferramentas pedagógicas do selo Opet Soluções Educacionais para as crianças da Educação Infantil e para os estudantes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental (Inglês, Arte e Educação Física, Coleções Encantos da Infância e Cidadania).

Os Encontros com Familiares são uma parte importante do nosso trabalho com as escolas públicas e privadas parceiras. Eles, aliás, têm tudo a ver com a filosofia de trabalho Opet, que aproxima os familiares do processo educacional. Em Rio Verde, porém, esse encontro – cujo tema foi “Família, Escola e Formação Humana” – teve um componente extra. Em tempo de cuidados redobrados com o coronavírus, a escola abriu a possibilidade, às famílias, de participar remotamente do encontro. Assim, além da apresentação presencial feita pela assessora pedagógica Márcia Regina Ribeiro dos Santos, foi feita uma “live” da formação na conta de Facebook da instituição.

Sucesso absoluto – Cíntia Katiuscia de Freitas é gestora do Centro Educacional Êxodo. Ela explica que a pandemia do coronavírus fez com que ela e sua equipe repensassem as possibilidades de comunicação com as famílias. “Propusemos aos familiares a alternativa de participar da palestra de forma presencial ou on-line. Alguns quiseram participar presencialmente, mas a maioria preferiu assistir de casa, a fim de evitar a aglomeração. E foi um sucesso absoluto, visto que alcançamos um número de visualizações acima de nossas expectativas. Foram mais de 2.300 visualizações!”

O número de visualizações, inclusive, superou o de famílias de estudantes matriculados na escola. “Isso significa que não só os pais de alunos assistiram a transmissão, mas também que outras pessoas estavam interessadas em aprender um pouco mais sobre o relacionamento família e escola e assegurar um desenvolvimento cognitivo e emocional de seus filhos”, avalia Cíntia.

Receptividade – Márcia Regina, que fez a apresentação, conta que os participantes presenciais e remotos se mostraram muito receptivos ao tema. “Foi uma experiência incrível acompanhar essas participações, as colocações e comentários.” Ela acredita que a tecnologia é um grande atrativo porque facilita as interações. “Diante de uma sociedade cada vez mais tecnológica, a Editora Opet deve oferecer recursos e ferramentas que agradem e apoiem os nossos parceiros. Elas, porém, não devem substituir os encontros presenciais, o relacionamento mais próximo e a interação. Com equilíbrio, os resultados são muito bons.”

A supervisora regional da Editora para o Centro Educacional Êxodo, Daiane Veiga, segue o mesmo raciocínio de Márcia. “Pessoalmente, sou muito a favor do uso das tecnologias de comunicação na educação. Elas devem ser usadas como parte de uma estratégia de aproximação, complementando o trabalho presencial. Os encontros virtuais podem ser um extra, um elemento a mais, para reforçar a parceria e fortalecer as formações e o acompanhamento das escolas.”

Daiane destaca, também, o valor da tecnologia em um momento como o que estamos vivendo. “Aqui, a tecnologia foi utilizada para demonstrar respeito ao outro, para cuidar da saúde coletiva, sem deixar de cumprir o que havia sido combinado com a escola parceira.” Ela conta que a “live” foi uma sugestão feita pelo mantenedor da escola, prontamente atendida pela Editora. “Como a nossa formadora, a Márcia, já estava na cidade, foi possível combinar o encontro presencial, realizado no salão da igreja para as famílias que quisessem ir, com a transmissão a distância, que também foi um grande sucesso.” Daiane se surpreendeu com a receptividade dos participantes nos dois modos de relacionamento, presencial e virtual. “Eu acompanhei de Curitiba e fiquei muito feliz com o resultado”, conta.

Parceria de qualidade – A gestora Cíntia Katiuscia de Freitas explica que o Centro Educacional Êxodo está dando seus primeiros passos e que, nessa jornada, encontrou um apoio muito eficiente da Editora Opet. “A parceria entre família e escola, por exemplo, é fundamental para que possamos alcançar nosso objetivo de oferecer uma educação de caráter integral”, observa. “Em pouco tempo, percebemos uma aceitação muito grande, da equipe pedagógica e das famílias, em relação aos materiais e metodologia e proposta humanizada oferecida pela Opet. Estamos seguros para seguir nessa parceria, que só tem trazido benefícios à comunidade escolar.”