Extra, extra! As últimas novidades nos banners da plataforma Opet INspira

A construção da plataforma educacional Opet INspira, sua arquitetura e configuração, seguem uma ordem baseada na inteligência! Seus padrões são cuidadosamente planejados para que o usuário tenha a melhor experiência em educação digital: uma interação amigável, conectada aos materiais didáticos e, principalmente, capaz de entregar de forma direta o que se está buscando.

O exemplo dos banners

Um exemplo ao mesmo tempo simples e fantástico é o dos banners rotativos que aparecem na parte de cima da tela inicial, na altura dos olhos do usuário, após o ingresso do usuário com login e senha.

Você já parou para pensar no porquê de eles estarem ali, naquela posição, com aquele formato e aquela frequência (eles se alternam a cada cinco segundos)? O fato de a gente não reparar nisso mostra o quanto eles são eficazes – basta ver e clicar no que interessa!

Intencionalidade

“Existe uma intencionalidade no formato, nas artes, na posição e até na frequência de cada banner”, conta Cristina Pereira Chagas, coordenadora de Projetos em Tecnologia Educacional da Editora Opet. “Nada está ali por acaso, mas, sim, para fortalecer o próprio uso da plataforma e, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem no ambiente digital.”

O que os banners contam?

Com uma comunicação direta e atraente, os banners apresentam os recursos educacionais digitais e as ferramentas Opet INspira, as novidades e, também, notícias relevantes como a associada à acessibilidade ou, então, ao Prêmio Ação Destaque, incluída recentemente.

Perfis e banners

Outro aspecto interessante é o direcionamento da comunicação: usuários de perfis diferentes visualizam peças específicas para atender seus interesses. “Existe um perfil de banners para os estudantes e outro para os perfis profissionais, ou seja, os de gestor institucional, gestor coordenador e docente”, explica Cristina.

Os banners dirigidos aos estudantes têm, sempre, uma linguagem mais jovem, adequada à sua faixa etária e às ferramentas e objetos que eles podem utilizar. Já os voltados aos profissionais de educação têm uma pegada mais pedagógica, focada no uso pedagógico da ferramenta ou do objeto.

Interatividade

Cristina destaca uma última característica marcante dos banners: a interatividade. Plataformas como a Opet INspira são pensadas para oferecer o máximo de interação – cada botão, cada ícone, comunicam algo e podem levar o usuário para um lugar. E os banners, é claro, fazem parte desse processo. “Ao clicar no banner, o usuário é imediatamente direcionado para a ferramenta, recurso, biblioteca ou objeto, o que proporciona uma experiência direta e amigável. E é isso que queremos: naturalizar cada vez mais a relação das pessoas com a tecnologia, para que ela entregue o que é realmente importante: a melhor relação de ensino-aprendizagem, com o resultado de uma educação humana, cidadã e protagonista.”

Uma produção colaborativa

Desde a sua concepção até a disponibilização na Opet INspira, os banners são fruto de uma produção colaborativa que conta com todos os integrantes da TE Editorial. “Contar com esta equipe é INspirador!”, finaliza Cristina. E tudo para que a sua experiência com a educação digital seja a melhor!