“É bom contar com um sistema de ensino que se adapta à realidade local”, afirma secretária de educação de Paranaguá sobre Editora Opet

secretária de educação de paranaguá

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Silva Dutra, fala sobre o papel da parceria com a Editora Opet para que a rede municipal de ensino supere seus principais desafios.

Como a senhora avalia a parceria entre Paranaguá e a Editora Opet?

Vandecy: Temos uma parceria com a Editora Opet, com a adoção dos materiais do selo Sefe, desde 2013. Seguimos com a parceria em 2017, quando começou a nova gestão, e assumimos com novos compromissos. Assumimos com uma nova postura em relação à formação dos gestores, com uma formação diferenciada para os professores – que é a formação no momento da hora-atividade, na formação pela própria escola. Nesse processo, a Editora Opet tem sido nossa parceria nessa formação.  Nós fizemos dois cursos de formação de gestores e temos a formação dos nossos professores. Neste momento, por exemplo, são duas semanas inteiras de trabalho por série, com a apresentação e o aprofundamento em relação aos materiais. É uma parceria de longa data, que vem dando bons frutos. E o melhor é a flexibilidade da Editora em atender as necessidades do nosso município. É bom ter um sistema de ensino que se adapte à realidade local. Essa é a parte mais importante nas formações.

A Editora Opet promove o Prêmio Ação Destaque, que reúne projetos importantes desenvolvidos por gestores e professores de todo o país a partir dos materiais e da proposta do Sefe. E Paranaguá sempre aparece entre os finalistas. Como a senhora avalia o envolvimento dos professores com os materiais Sefe?

Vandecy: A formação alimenta esse desejo e essa vontade de ensinar melhor. O Prêmio incentiva boas práticas dentro da escola. Ele faz com que os professores se sintam valorizados e saibam que, ao final do trabalho, podem ser premiados. Nós começamos com uma vencedora, que serviu como multiplicadora em um processo. É uma roda virtuosa, que nasce na formação pedagógica.

Estamos vivendo um momento novo na educação brasileira. Como a senhora avalia o papel da parceria nesse novo cenário e quais são as perspectivas?

Vandecy:  É um ano de grandes mudanças e estamos nos adaptando às novas políticas governamentais. Mas, nós temos um objetivo único, que é avançar na educação das nossas crianças. Queremos que nossos alunos atinjam um nível de conhecimento e de aprendizagem mais do que satisfatório. E, neste ano, para provar isso, nós temos o IDEB. Nossa meta, para o IDEB, é ousada, e a Editora Opet vem agregar a esse trabalho que estamos desenvolvendo para a qualidade do ensino. Assim, dentro da nossa parceria, teremos três simulados, a formação dos professores dos quintos anos e seguimos com a formação dos gestores. Tudo para a melhoria da qualidade de ensino. A Editora Opet é nossa parceira nesse processo.

Deixe uma resposta