Educação Infantil: crianças e professores digitais na Plataforma Opet INspira!

“Os olhos examinam atentamente o cenário, ao mesmo tempo em que os dedinhos ágeis deslizam pela tela, movimentando personagens, colorindo ou relacionando objetos…”. As crianças de nossa época têm uma intimidade fantástica com o universo digital. Sua familiaridade com as telas só não é maior que seu desejo de brincar nesse novo e incrível ambiente. Esse interesse, evidentemente, deve ser acompanhado com atenção pela família para evitar excessos e a exposição a conteúdos inadequados à faixa etária.

Ele também pode – e deve – ser direcionado para a educação. Ao unir interesse, habilidade e conteúdos educacionais de alta qualidade, as ferramentas digitais dirigidas à Educação Infantil atraem e engajam as crianças, colaborando para o seu desenvolvimento cognitivo, para o protagonismo e para o aprendizado.

Há vários meses, os parceiros da Editora Opet na educação pública e privada vêm utilizando a plataforma educacional Opet INspira em suas aulas e momentos de estudo. A plataforma foi desenvolvida pelos setores de tecnologia educacional e editorial da Editora e traz centenas de conteúdos, de sequências didáticas a vídeos, de quizzes a jogos educacionais. A INspira, enfim, oferece um apoio extraordinário ao trabalho dos professores e aos estudos de milhares de estudantes em todo o país.

A boa notícia é que, a partir de agora, os educadores, as crianças e suas famílias têm acesso a uma seção exclusiva da Educação Infantil. “A INspira está em constante aprimoramento, em constante ampliação. E essa nova seção faz parte desse processo”, explica Cristina Pereira Chagas, analista de Tecnologia Educacional da plataforma que atuou na equipe de desenvolvimento desses recursos.

Histórias, músicas e mais: menu de apresentação dos conteúdos da seção da Educação Infantil da Plataforma INspira.

Cristina destaca que a interface da nova seção foi especialmente concebida para permitir o acesso mais amigável pelas crianças. “Elas têm acesso a objetos educacionais que potencializarão suas aprendizagens de forma lúdica”, conta Cristina. São músicas, histórias, vídeos e várias atividades que colaboram para o desenvolvimento cognitivo, a descoberta do mundo e o aprendizado. E há, também, os jogos educacionais digitais voltados a essa faixa etária, que, além de encantar, desenvolvem habilidades e trazem informações sobre vários temas. “Com esses conteúdos, os educadores e as crianças ganham muito. Em ludicidade, em atenção e em aprendizado. Esse é o melhor tipo de uso que se pode fazer da tecnologia pela educação”, conclui Cristina.

Amigáveis e educativos: exemplos dos conteúdos que podem ser acessados pelas crianças e suas famílias.

Para acessar a seção, basta entrar em https://opetinspira.com.br/login, digitar os dados de acesso e, depois, clicar no ícone “Educação Infantil”.