Editora Opet reúne professores de seis municípios de SC para formação pedagógica regional em Curitiba

Professores trocaram experiências e focaram no material didático Sefe

 

Uma jornada para o conhecimento tendo como elementos a cidade de Curitiba, a formação pedagógica, o contato e a troca de ideias com profissionais de ensino de outras realidades. Assim foi a segunda edição da Formação Pedagógica Regional de Santa Catarina, promovida nesta semana (no domingo e segunda-feira) pela Editora Opet na capital paranaense com professores e gestores dos municípios parceiros catarinenses de Arroio Trinta, Fraiburgo, Salto Veloso, Macieira, Treze Tílias e Vargeão.

“Ao todo, recebemos cerca de 180 pessoas, entre professores e gestores desses nossos parceiros do oeste de Santa Catarina”, explica o supervisor regional da Editora Opet para Santa Catarina, Nelson Bittencourt. “No domingo, os participantes foram divididos em dois grupos, que fizeram uma jornada cultural pela cidade, com visitas, por exemplo, ao Mercado Municipal, ao Museu Oscar Niemeyer e ao Jardim Botânico.”

Nelson destaca a importância estratégica da formação, que envolveu os professores da Educação Infantil, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, de Arte, Língua Inglesa e Educação Física. “Nosso foco foi o material didático e as ferramentas do Sefe, com direcionamento para o segundo semestre. É uma formação muito importante”, sintetiza.

Impressões da Formação – Para a professora Cristina Lazzarotti, coordenadora da equipe administrativa de Macieira, a adoção dos materiais Sefe ajudou a desenvolver a educação no município. “São livros realmente bons, e a equipe pedagógica que faz as formações nos ajuda a trabalhar com os materiais. Para os professores e os estudantes, isso é algo muito significativo.” Ela destaca a presença, nos livros, de várias atividades práticas, que dinamizam o trabalho e enriquecem a educação. Macieira compareceu à formação com uma equipe de 13 professores.

O município de Arroio Trinta levou 24 professores à formação pedagógica regional em Curitiba. A secretária municipal de Educação do município, professora Claudete Magro, destacou o valor do encontro como parte de algo maior: a busca do conhecimento. “Nós trouxemos nossos professores aqui para que eles pudessem conhecer mais, aprender mais e levar esses conteúdos para as nossas crianças.”

Segundo ela, os docentes gostam muito de trabalhar com a Editora Opet. “Nossos professores têm verdadeira paixão pelos materiais. E ele também é muito bem recebido pelos nossos alunos.” A coordenadora pedagógica Denise Zimmermann Schüller destaca o “desemparedamento” dos professores. “É importante tirar os docentes da sala de aula para que eles tenham novas perspectivas. Da mesma forma, é importante a interação com os professores de outros municípios, para conhecer as dificuldades e as conquistas também.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Fraiburgo, professora Tânia da Silva Ferreira, destaca a importância da integração entre os professores do município e deles com os professores dos demais municípios participantes do encontro. “Essas trocas de informações, de conhecimento, são fundamentais. Além disso, a saída da sala de aula para a vivência de experiências também é muito importante. Os nossos professores estão aprendendo muito, e de forma lúdica.”

A coordenadora da Educação Infantil de Fraiburgo, professora Michelly Ferlin Hildebrando dos Santos, destaca o entusiasmo do grupo de 39 pessoas que veio a Curitiba. “Nós trabalhamos há algum tempo com o Sefe e as nossas formações locais são excelentes. Vindo para cá, o trabalho foi ainda mais engrandecido. A equipe estava entusiasmada e está aproveitando muito”.

A secretária municipal de Educação de Vargeão, professora Carmen Raymundi, destaca a importância do intercâmbio de informações. “Estamos aqui, em Curitiba, junto com os professores de outros cinco municípios da nossa região. É a oportunidade não só de uma formação pedagógica importante, mas de uma troca de experiências e de conhecimentos com os professores de outras realidades. Isso, sem contar a oportunidade de os professores estarem saindo do seu local para ter novas experiências, analisar, refletir e avaliar seu próprio trabalho.” Vargeão levou 36 professores à formação regional no Paraná.

A parceria entre Vargeão e a Editora Opet entrou em seu terceiro ano. Segundo a secretária Carmen Raymundi, esse período foi avanços significativos. “A melhoria é visível em todos os aspectos – para a criança, para o professor e para a equipe gestora. É muito gratificante estar com o Sefe pelo acompanhamento, pela assessoria e pelo empenho de toda a equipe, que nos auxilia sempre. Cada dia, queremos estar mais perto do Sefe.”

Para a orientadora da Educação Infantil de Treze Tílias, professora Verônica Narita, a integração entre os professores é especialmente importante. “É a primeira vez que estamos participando da formação regional em Curitiba e esse conhecimento, essa integração, agrega muito. É muito importante para que nossos professores coloquem em prática o que viram aqui.”

Salto Veloso compareceu à formação com uma equipe de 26 profissionais da educação municipal, e o aproveitamento foi intenso. “Os professores estão interessados, dispostos e animados. E o trabalho do Sefe de trazê-los para Curitiba é muito importante”, diz o coordenador pedagógico da Educação Infantil do município, professor Alexandre Gatelli. “Isso apenas faz com que tenhamos ainda mais alegria em usar os materiais, que são muito completos.”