Editora e Undime debatem financiamento da educação com gestores do Maranhão

“Diálogos – Gestão Pública” reuniu representantes de mais da metade dos municípios do Maranhão para debater o financiamento da educação.

Um grande encontro, especialmente pensado para ajudar os municípios a encontrarem o “caminho das pedras” do financiamento da educação. Assim pode ser resumido o “Diálogos – Gestão Pública” promovido ao longo desta sexta-feira (08) em São Luís pela Editora Opet em parceria com a UNDIME do Maranhão. O encontro, que teve como foco a capacitação dos municípios para os recursos do Plano de Ações Integradas (PAR), atraiu representantes de nada menos do que 117 (54%) dos 217 municípios do Estado – entre eles, cidades-polo como Imperatriz, Balsas, Timon e Caxias.

O evento levou à capital maranhense a consultora Palmira Tolloti Piai, uma das principais especialistas brasileiras em financiamento da educação pública. Ela tratou do acesso aos recursos do Plano de Ações Integradas, o PAR. Estabelecido em 2007, o PAR é uma estratégia de criação e fortalecimento de um sistema nacional de ensino, especialmente em relação à Educação Básica, e tem grande importância para os municípios.

Em sua fala aos participantes, pela manhã, Palmira focou questões centrais do PAR, como a abrangência do quarto ciclo (2021-2024), que prevê 25 iniciativas que englobam desde a contratação de formações pedagógicas de vários tipos até a aquisição de materiais de apoio didático. Na parte da tarde, ela atendeu diretamente os gestores que se inscreveram para dirimir dívidas sobre os meios de inscrição e acesso aos recursos do programa.

À tarde, os participantes também conheceram a principal iniciativa da Editora Opet no apoio à gestão educacional pública: o Programa inDica de Gestão da Educação, que oferece um dos mais avançados sistemas de avaliação diagnóstica do país. O programa, que é adotado por dezenas de municípios de todo o país, foi apresentado pela professora Silneia Chiquetto, coordenadora pedagógica da Editora Opet.

Parceria de valor – O presidente da UNDIME-MA, Marcony Pinheiro, destacou a importância da parceria entre os municípios maranhenses e a Editora Opet.

“A Editora Opet está chegando ao Maranhão, ela está cada vez mais presente entre nós, e a UNDIME tem sido uma porta aberta para este trabalho. Uma parceria como essa, aliás, só nos faz crescer, e isso traz conhecimento, habilidades e ações voltadas para uma educação de qualidade. A Editora Opet e os secretários de Educação estão juntos!”.

Para o gerente comercial da Editora, Roberto Costacurta, a presença dos 117 municípios no encontro desta sexta-feira mostra o desejo que os gestores têm de melhorar, de avançar na educação. “O tema da obtenção de recursos para investimentos é estratégico. Por questões técnicas e burocráticas, porém, muitas vezes é difícil acessar esses recursos. No encontro de hoje, nós apoiamos os gestores com conhecimento, trazendo uma grande especialista, mostrando nosso trabalho e nos colocando à disposição dos gestores. Só tenho a agradecer à UNDIME do Maranhão, ao seu presidente, professor Marcony, e aos secretários e demais gestores que estiveram aqui. Juntos, estamos construindo uma educação pública de alta qualidade. Contem conosco!”.