Digital + Real: Educação, Realidade Aumentada e o Google for Education

Você provavelmente já 15ouviu falar em Realidade Aumentada (RA). É uma tecnologia relativamente recente que, nos últimos anos, ganhou força, inclusive na educação. E que, com o aumento da velocidade e da capacidade das redes, em especial com a chegada da tecnologia 5G, deve se tornar ainda mais popular em pouco tempo. Assim, prepare-se!

Mas, afinal, o que é a Realidade Aumentada (RA)?

Realidade Aumentada (RA) é o nome dado à tecnologia de sobreposição de objetos digitais ao mundo real, em tempo real, com resultado de “aprofundamento” de informações. Imagine, por exemplo, “ver” dos órgãos internos do seu cachorro de estimação, usando para isso seu próprio smartphone e um aplicativo que traz imagens digitais tridimensionais destes órgãos e os “aplica” à realidade. Ou, então, ter acesso a várias informações sobre uma obra de arte apenas de apontar seu smartphone para ela. Isso é RA!

Ela se diferencia da Realidade Virtual (RV), que é composta exclusivamente de objetos e cenários criados digitalmente – como, por exemplo, nos jogos eletrônicos que simulam planetas alienígenas, cidades ou ambientes históricos.

Para que a Realidade Aumentada seja possível, é preciso um software que “cruze” o real e o digital e um aparelho capaz de fazer a leitura e exibição das imagens. Esses aparelhos podem ser tablets e smartphones ou, então, plataformas específicas. Diferentemente da realidade virtual, a realidade aumentada não cria um mundo completamente virtual e fictício, mas utiliza o ambiente real como cenário para um objeto digital. Um exemplo conhecido? O jogo “Pokémon Go”, que combina geolocalização e interação com personagens digitais.

Realidade aumentada na educação

Imagine o quão cativante seria uma aula em que as ilustrações pudessem “saltar” do livro e ter movimentos, expressões e falas. Ou poder ver, em uma parede da sala de aula, os movimentos do sistema solar, o curso da água pela estrutura de uma planta ou da lava até a erupção de um vulcão.

Com a realidade aumentada, a exposição à informação sensorial aumenta, o que facilita a interpretação, assimilação e compreensão dos conteúdos. É essa possibilidade de imersão que caracteriza a eficiência desse recurso para a educação, além de ser uma tecnologia acessível e de fácil aplicabilidade.

Outra vantagem é que o pano de fundo dessa experiência é o próprio ambiente escolar, o que faz com que o aluno associe aquela experiência de estudo à escola. Além disso, o componente digital faz parte de um universo muito popular e curioso para esta geração, o que coloca o interesse do estudante como ponto de partida para o desenvolvimento da aula e do conteúdo.

O professor

Por mais possibilidades que possa trazer, a tecnologia, por si, não promove educação. Ela é apenas um recurso eficiente para a comunicação entre os agentes do processo de ensino aprendizagem: o professor e o estudante. Por isso, é importante que o professor busque, antes de tudo, conhecer, estudar e compreender a realidade aumentada – assim como os conteúdos ministrados – para poder utilizá-la de forma relevante e contextualizada.

Engajar os estudantes é um dos principais desafios dos professores, e a RA pode ser uma aliada potente para isso.

A RA e o Google for Education

Os usuários do Google for Education – caso dos parceiros públicos e privados da Editora Opet – têm acesso a uma tecnologia poderosa de Realidade Aumentada. Ela atende pelo nome de “Google Expeditions” – um aplicativo – e permite uma exploração do mundo de forma virtual. Seus conteúdos abrangem, por exemplo, temas de História, Ciências, Artes e Mundo Natural, inseridos digitalmente na realidade em animações e gráficos fantásticos em 3-D. Pense, por exemplo, em dinossauros, astronomia, pintores renascentistas, fenômenos naturais, órgãos do corpo humano… tudo isto está lá e pode ser usado em aulas criativas e envolventes! As imagens em 360 graus permitem uma imersão no mundo virtual – e seu cruzamento com o mundo real -, em expedições guiadas pelo professor ou pelos próprios estudantes.

Para acessar o Google Expeditions, os requisitos mínimos são, além da conta no Google, o aplicativo “Expeditions”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store e App Store, e um smartphone compatível com o aplicativo. Aos professores, o aplicativo também fornece a possibilidade de criação de conteúdos exclusivos para as aulas.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e nossos perfis nas redes sociais.

Papelão, plástico e smartphone: o próprio Google fornece modelos de óculos de realidade aumentada/realidade virtual que podem ser produzidos em casa.

 

Professores parceiros da Editora Opet participando de formação pedagógica com o uso de leitores de Realidade Virtual.

Papelão, plástico e smartphone: o próprio Google fornece modelos de óculos de realidade aumentada/realidade virtual que podem ser produzidos em casa.