Dia Internacional da Música: arte, cultura, educação e aprendizagem

Em 01º de outubro, comemoramos o Dia Internacional da Música, instituído pelo International Music Council em 1975. A organização não governamental fundada com o apoio da Unesco buscava promover a paz e a solidariedade por intermédio da música, utilizando-se do seu incrível poder de identificação e conexão.

A música é uma arte ancestral e está presente no cotidiano das pessoas desde o início do processo civilizatório. Há quem diga que a música já nasce conosco, nas batidas do nosso coração, e que é por isso que ela exerce uma profunda influência, sendo capaz de emocionar, alegrar, acolher e ensinar.

 

A música no processo ensino-aprendizagem

A música é capaz de estimular a equilibrar a mente humana, aumentando as nossas conexões neurológicas e o nosso processo cognitivo, promovendo uma sensação de bem-estar. Também por isso, é um recurso pedagógico potente e que deve ser explorado amplamente na sala de aula em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Além disso, a música é uma rica ferramenta de conteúdo cultural. Através dela, diversos povos registram suas angústias, crenças, alegrias, costumes e histórias. Utilizá-la para dar voz a essas pessoas e como ponto de partida para um olhar sobre expressão e manifestação cultural na sociedade também é uma estratégia extremamente edificante.

Como utilizar a música em sala de aula

Na Educação Infantil, a música é um dos recursos pedagógicos mais utilizados pela necessidade de ensinar de forma lúdica e interativa. As músicas infantis são compostas com esse propósito e trazem resultados comprovados no desenvolvimento psicomotor e psicoemocional da criança.

Esse uso se estende, geralmente, até o Ensino Fundamental, mas muitas vezes é reduzido quando os estudantes começam a entrar na fase da pré-adolescência. Isso porque há uma falsa sensação de que os estudantes vão perder o interesse ou se sentirão constrangidos ao cantar e dançar na sala. Mas isso requer uma adequação do método, não necessariamente a substituição do recurso.

A fase da adolescência tende a ser uma das mais musicais da nossa vida, na qual a formação da nossa identidade acontece a partir das referências culturais que temos. A mais comum é a música – por isto, é a fase dos ídolos. Utilizar-se disso para trabalhar os conteúdos escolares pode ser extremamente edificante, pois, além de ser um recurso com o qual o estudante tem familiaridade, promove uma aproximação emocional entre ele e o professor.

Além disso, a música pode ser uma ferramenta com conteúdos a serem explorados por diversos componentes, pois envolve linguagem, ciência, cultura, arte e sociedade.

Uma mesma música pode ser utilizada pelo professor de Português para trabalhar sintaxe, vocativos, orações subordinadas etc. Ao mesmo tempo, pode “frequentar” as aulas de Física em muitas abordagens, da mecânica à dinâmica.

Em resumo: a música faz parte da vida do ser humano, seja pela sua capacidade de emocionar, de estimular, de representar, de alegrar ou de expressar. Utilizá-la na sala de aula é uma estratégia que traz mais sensibilidade para o ensino, resultando em um aprendizado mais amplo, consciente e libertador.