É tempo de férias! Vamos brincar?

O período das férias escolares é um momento muito esperado pelas crianças. Depois de meses de estudo, chega a hora de descansar, acordar mais tarde, brincar com os amigos, passear e viajar com a família e até ficar mais longe das telas. No entanto, devido à pandemia, as opções de lazer ficaram mais restritas. Viajar e passear para lugares movimentados, por exemplo, não são uma opção neste ano.

Isso não quer dizer que meninas e meninos precisam ficar sem diversão. Existem muitas atividades legais e empolgantes que podem ser feitas em casa!

Brincadeiras de roda nunca saem de moda

As brincadeiras de roda são atividades em que as crianças se sentam em círculo, de mãos dadas, e entoam, dançam e/ou dramatizam canções folclóricas tradicionais. Algumas das mais conhecidas são:

● “Ciranda, cirandinha”;

● “Corre, cotia”;

● “A canoa virou”;

● “Fui à Espanha”;

● “Peixe vivo”;

● “Batata quente”;

● “Terezinha de Jesus”;

● “Fui no Itororó”.

Além de divertidas, as brincadeiras de roda são excelentes ferramentas para trabalhar a oralidade, o senso rítmico, a coordenação motora, a agilidade e a noção de espaço das crianças.

A socialização, o companheirismo, o senso de pertencimento e a coletividade também podem ser trabalhadas a partir dessas brincadeiras. Por isso, é importante que a atividade seja feita em companhia de outras crianças – irmãos, primos ou amigos.

Atividades ao ar livre

Se a casa ou condomínio tiver uma área aberta, é interessante explorar as possibilidades que esses ambientes oferecem. Nos condomínios, por exemplo, é comum a existência de parquinho, piscina e ciclovias para andar de bicicleta.

Também é possível usar a área aberta deles ou das residências para:

● Fazer e soltar pipa (com segurança);

● Pular corda;

● Brincar de amarelinha;

● Fazer bolhas de sabão;

● Rolar na grama;

● Brincadeiras com bola, como vôlei, basquete e futebol;

● Queimada;

● Cabo de guerra;

● Corrida de saco;

● Acerte o alvo;

● Twister.

Essas brincadeiras estimulam a coordenação motora, a concentração e, principalmente, a socialização entre as crianças, além do trabalho em equipe. Afinal, elas são praticadas em grupo e todos precisam trabalhar juntos se quiserem obter êxito.

Desenhos, pinturas, cores, telas, lápis de cor e tintas: aposte em atividades criativas 

As crianças também adoram atividades que possibilitam o uso de diversos materiais lúdicos.

Livros de colorir, por exemplo, são excelentes opções. Com eles, os estudantes podem usar materiais como:

● Tintas;

● Lápis de cor;

● Purpurina;

● Glitter;

● Canetinhas;

● Giz de cera;

● Lantejoulas ou qualquer outro material que dê vida aos desenhos.

Os desenhos e pinturas também podem ser feitos em telas.

E, para desenhar e colorir, existem diversos tipos de tintas a ser exploradas, como as tintas guache, óleo e acrílica. As opções de pincéis também são enormes, desde os mais finos até os maiores e repletos de cerdas. Essas atividades contribuem para que os pequenos trabalhem a criatividade, a imaginação e as habilidades corporais.

Assim como as brincadeiras ao ar livre, pintar e desenhar também estimulam a coordenação motora, mas, neste caso, estamos falando da coordenação motora fina, ou seja, os movimentos mais precisos.

Estimule a imaginação com dramatizações

As atividades de dramatização, isto é, o teatro, costumam ser uma das mais divertidas. Com elas, as crianças podem ser quem elas quiserem: do super-herói ao vilão, elas escolhem seu personagem!

Mas, antes de entrar no palco e se transformarem em um personagem, elas precisam passar por diversas etapas em que se divertem ao mesmo tempo em que trabalham habilidades importantes. São elas:

● Escolha do tema;

● Criação ou adaptação do roteiro;

● Decorar as falas;

● Criar um ou mais cenários, que podem ser montados com brinquedos, caixas de papelão, cartolina, crepom e demais materiais que estiverem disponíveis.

Fica ainda mais divertido se houver caracterização para esses personagens. Que tal propor que as crianças transformem suas roupas velhas em figurinos? Elas vão amar!

Ao montar uma peça de teatro, a criança adquire:

● Gosto pela literatura;

● Capacidade de trabalhar em equipe;

● Noção espacial;

● Criatividade.

Sem contar que, quando a criança entra no palco, é preciso que ela:

● Lembre as falas;

● Interprete o personagem por meio de postura e tom de voz;

● Fale corretamente;

● Espere e saiba sua hora de entrar em cena;

● Interaja com os demais atores.

Isso faz com que ela:

● Ganhe autoconfiança;

● Melhore a oralidade e dicção;

● Trabalhe a postura;

● Compreenda o texto;

● Trabalhe a memória;

● Tenha noção espacial;

● Ganhe desenvoltura em público.

Jogos de tabuleiros e de cartas  

Há uma série de jogos de tabuleiros e cartas disponíveis no mercado. Como são mais complexos, são indicados para crianças maiores.

Alguns dos jogos mais conhecidos e amados pelas crianças são:

● Banco imobiliário;

● Detetive;

● Imagem e ação;

● Jogo da vida;

● Uno;

● Jogos de cartas do tipo “trunfo”;

● Quebra-cabeças.

Esses jogos estimulam o raciocínio lógico e habilidades estratégicas. Além de ser ótimas opções para reunir amigos e familiares.

Jogos de montar e encaixar 

Já o Lego, o Engenheiro construtor, o Arquiteto construtor e outros de montar e encaixar são ideias para as crianças criarem cidades, castelos, carros e o que a imaginação delas permitir.

Diferente dos jogos de tabuleiros e cartas, eles funcionam bem para crianças menores. Tenha cuidado, porém, com o tamanho das peças: jogos com peças pequenas, que podem ser engolidas ou aspiradas, não devem ser usados por crianças pequenas.

Jogos on-line e videogames

Os jogos on-line e os videogames também devem ser considerados. É preciso, apenas, cuidar do tempo, para que as crianças não fiquem entretidas apenas com eles. Muitos desses jogos exigem capacidade estratégica e raciocínio lógico. Além de ajudar a criança a lidar com perdas e ganhos.

Outras brincadeiras para as férias escolares

As ideias de atividades para as férias escolares das crianças são muitas. Além das opções já citadas, é interessante focar na contação de histórias e no estímulo à leitura.

Brincar de acampamento dentro de casa, fazer noites de filmes e levar os pequenos para dar uma volta em parques e praças com toda segurança são práticas que devem entrar na lista de atividades de férias.

Como os professores podem contribuir com as brincadeiras de férias 

A Opet INspira, plataforma educacional da Editora Opet, disponibiliza vários tipos de materiais pedagógicos para educadores e estudantes das escolas conveniadas.

Nela há livros didáticos e paradidáticos, vídeos, histórias infantis, jogos on-line, áudios, imagens e objetos educacionais inclusivos.

A partir desses recursos, o professor consegue criar trilhas de aprendizagem e roteiros de estudos para os discentes. Normalmente isso é feito ao longo do ano, com atividades que valem nota.

Opet INspira e as férias escolares 

O docente também pode criar trilhas para atividades para as férias, disponibilizando livros infantis, parlendas, jogos, vídeos e áudios. Assim, além de garantir férias divertidas para os estudantes, os educadores também fornecem um guia para os responsáveis iniciarem brincadeiras.

Por fim, é preciso ressaltar que, apesar das brincadeiras serem instrumentos para o ensino de competências e habilidades, as férias são para descanso e diversão.

Então, diferente do ambiente escolar, nesse momento, a proposta é o brincar pelo brincar, não com foco no aprendizado. Lógico, o aprendizado pode até acontecer, mas como consequência dos jogos e brincadeiras.